Amigos que buscam a Deus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

3 participantes

Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Joselle Dom 6 Set 2015 - 13:43

...De acordo com os mestres cristãos, o vicio fundamental, o mal supremo é o orgulho. A devassidão, a ira, a cobiça, a embriaguez e tudo mais não passam de ninharias comparadas com ele. É por causa do orgulho que o diabo se tornou o que é. O orgulho leva a todos os outros vícios; é o estado mental mais oposto a Deus que existe.

C.S.Lewis- Cristianismo Puro e Simples (O Grande Pecado-Pág162)

Obs: Significado da palavra orgulho
Orgulho- Hyperephania
Hyper - muito
Phainomai- aparecer

Indico a todos a lerem esse livro do C.S.Lewis!!! Smile

Joselle

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Romario Dom 6 Set 2015 - 13:46

Realmente algo para reflectir e examinar a nós mesmo...
Romario
Romario
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 30
Localização : Cabo Verde

https://amigoquebuscadeus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Hklein Dom 6 Set 2015 - 13:47

Pra mim o maior mal é o pecado, o orgulho nasceu do pecado, não é?

Hklein

Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Romario Dom 6 Set 2015 - 13:49

Hklein escreveu:Pra mim o maior mal é o pecado, o orgulho nasceu do pecado, não é?

Primeiro pecado foi o orgurlho Dary, e por ser o primeiro pecado ela deu a luz a todos os outros, é como Adao e Eva, eles foram os primeiros homens e deram a luz a todos os outros, assim tambem é o orgulho
Romario
Romario
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 30
Localização : Cabo Verde

https://amigoquebuscadeus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Joselle Dom 6 Set 2015 - 14:07

Estive lendo, e encontrei que existe o orgulho "positivo" , tipo quando concluímos um trabalho bem feito, e sentimos satisfeitos, orgulhosos com isso... será que isso também é pecado???

Joselle

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Romario Dom 6 Set 2015 - 14:10

Joselle escreveu:Estive lendo, e encontrei que existe o orgulho "positivo" , tipo quando concluímos um trabalho bem feito, e sentimos satisfeitos, orgulhosos com isso... será que isso também é pecado???

Para mim ainda não é fácil responder essa pergunta, mas penso que não errado uma pessoa dizer "Tenho orgulho do meu filho", claro que Deus não nos ordena a passarmos vergonha ne? kkkk

Voce leu isso no livro de Lewis? entao tente partilhar aqui para vermos o que Lewis pensa desse assunto
Romario
Romario
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 30
Localização : Cabo Verde

https://amigoquebuscadeus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Joselle Dom 6 Set 2015 - 14:30

(2) Dizemos, em inglês ou português que um homem tem "orgulho" de seu filho, de seu pai, de sua escola, de seu regimento. Podemos nos perguntar se , nesse caso o "orgulho" é um pecado. Acho que isso depende do que queremos dizer com "ter orgulho de algo". Com muita frequência, essa expressão significa "ter uma calorosa admiração por algo ou alguém. Tal admiração, evidentemente está bem distante do pecado. Mas talvez signifique que a pessoa "empine o nariz" por ter um pai ilustre ou pertencer a um regimento famoso. Isso com certeza é um defeito; mesmo nesse caso, entretanto é melhor isso que ter orgulho de si mesmo. Amar e admirar algo exterior a nós mesmos é um passo para longe da ruína espiritual, desde que esse amor e admiração não sobrepujem o que sentimos por Deus.

C.S.Lewis- Cristianismo Puro e Simples (O Grande Pecado- pág.169)

Joselle

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Romario Dom 6 Set 2015 - 14:36

Joselle escreveu:(2) Dizemos, em inglês ou português que um homem tem "orgulho" de seu filho, de seu pai, de sua escola, de seu regimento. Podemos nos perguntar se , nesse caso o "orgulho" é um pecado. Acho que isso depende do que queremos dizer com "ter orgulho de algo". Com muita frequência, essa expressão significa "ter uma calorosa admiração por algo ou alguém. Tal admiração, evidentemente está bem distante do pecado. Mas talvez signifique que a pessoa "empine o nariz" por ter um pai ilustre ou pertencer a um regimento famoso. Isso com certeza é um defeito; mesmo nesse caso, entretanto é melhor isso que ter orgulho de si mesmo. Amar e admirar algo exterior a nós mesmos é um passo para longe da ruína espiritual, desde que esse amor e admiração não sobrepujem o que sentimos por Deus.

C.S.Lewis- Cristianismo Puro e Simples (O Grande Pecado- pág.169)

Sim, eu concordo com ele, acho que Lewis foi claro, em proverbios 10.1 diz: Provérbios de Salomão:O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe., ai nesse texto vemos esse tipo de "orgulho" positivo que Lewis disse.
Romario
Romario
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 30
Localização : Cabo Verde

https://amigoquebuscadeus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados) Empty Re: Orgulho (A Raiz de Todos os Pecados)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos